O Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal – SINDEPO/DF vem, por meio desta, informar que a Polícia Civil do Distrito Federal, no desempenho de suas funções constitucionais de Polícia Judiciária, exercita suas competências de forma absolutamente técnica. Neste sentido, consubstancia-se a sua autonomia funcional cláusula imprescindível ao desempenho da investigação criminal à margem de quaisquer interferências políticas.
Certos de que não há por parte do GDF intenção de indevida ingerência na atividade fim de nossa instituição – a investigação criminal – que é inteiramente pautada em legislação federal, entendemos que o nome eleito para o desempenho do cargo de Secretário de Segurança do Distrito Federal ganha relevo na atividade de estabelecimento de políticas, integração e coordenação do Sistema de Segurança Pública do Distrito Federal, respeitando, incondicionalmente, as competências de cada órgão vinculado.
Por este prisma, a manutenção do equilíbrio entre as forças dentro do sistema de Segurança Pública, considerando as expertises, vicissitudes e expectativas de cada instituição, é condição para o estabelecimento de um ciclo virtuoso da política de segurança pública do Distrito Federal, com a otimização do emprego de seus recursos e a consequente redução dos índices de criminalidade.
Todavia, observamos o constrangedor e preocupante alijamento institucional da Polícia Civil do incipiente processo político de substituição de comando da Secretaria de Segurança Pública, o que se evidencia com a escolha do Secretário Adjunto conjuntamente com a nova titular da pasta à mingua de qualquer composição sistêmica.
Noutro giro, malgrado as evidências das primícias, entendemos possível o prevalecimento da promoção do equilíbrio entre os órgãos vinculados pela nova Secretária de Segurança Márcia Alencar com a indicação de integrantes da Polícia Civil do Distrito Federal para gerir órgãos de planejamento e execução da SSP, em cargos de mesma estatura dos entregues às demais forças.
Por fim, conscientes da importância de nossa instituição PCDF para a segurança pública do DF, desejamos sucesso a esse novo ciclo da Secretaria de Segurança.
ADEPOL-DF e SINDEPO/DF
Publicado em 21/02/2016