Notícias

Planejamento Estratégico: Delegada fala sobre o tema

O Jornal de Brasília de hoje (18) deu destaque para o novo Planejamento Estratégico da Polícia Civil do Distrito Federal que começa em 2015. A Assessora de Gestão Estratégica da PCDF, Grace Justa, e o Diretor Geral da PCDF, Jorge Luiz Xavier, estão entre os idealizadores desse novo projeto de governança.

Na última semana, uma palestra sobre o tema foi apresentada aos gestores da instituição, Luiz Otávio B. de Moura, Assessor de Modernização e Gestão Estratégica do STJ ministrou o assunto, e hoje, 18, a Delegada responsável pelo projeto na PCDF respondeu algumas perguntas sobre esse novo processo.
1) Por quais motivos a palestra foi realizada?
Grace Justa: A palestra foi organizada com o objetivo de buscarmos integração com o Poder Judiciário e aprendermos a partir das experiências daqueles que já estão no caminho da Gestão Estratégica há mais tempo que nós.

2) Como o convidado do STJ contribuiu com o tema?
Grace Justa: A Gestão Estratégica já está partindo para o seu segundo longo ciclo e a Assessoria de Modernização e Gestão Estratégica do STJ conta com uma estrutura bastante sólida, capaz de garantir planejamento e execução de grande qualidade. Com toda essa bagagem eles se tornaram, com muita gentileza, nossos mestres nesse processo de amadurecimento.

3) Como tem sido o trabalho na PCDF nesse novo processo?
Grace Justa: A PCDF construiu um plano estratégico de alta qualidade ao longo de um ano e meio, e, atualmente vem trabalhando em seu desdobramento para o nível tático, onde existe maior envolvimento das unidades que atuam na “linha de frente”, na atividades fim, interagindo diretamente com o cidadão. Agora que “o prédio está quase construído”, a execução começa a ganhar força!

4) Quais resultados ou impactos já foram apresentados na instituição devido essa nova era estratégica?
Grace Justa: Muita mudança já aconteceu, principalmente no que tange à conscientização dos gestores quanto à estratégia e sua execução. A cultura de métricas, metas e medições é imprescindível para a gestão estratégica, mas não é fácil ser incorporada. Essa experiência de mudança é um processo complexo, tanto no campo prático quanto no humano. O plano estratégico da PCDF é muito honesto; não é apenas para “fazer bonito”: a análise encarou nossas deficiências a fundo e a execução visa a superação de cada uma delas. A PCDF quer investir sobretudo no servidor e, em futuro breve, trilhará a via da capacitação de alto nível e ascenção profissional através da gestão por competências.

5 – O que muda para 2015 com o modelo de gestão estratégica?
Grace Justa: Na linha da visão, que vai até 2020, estão presentes itens que envolvem todos os aspectos necessários para o crescimento institucional, tais como: construções, reformas de prédios e unidades; aquisições de equipamentos, materiais e viaturas; aumento do número de servidores através de concursos e incremento de capacitações; investimentos no atendimento de excelência ao cidadão e na comunicação organizacional e, acima de tudo, ações para aumentar a qualidade do nosso negócio, que é a efetividade na resolução de delitos.

Publicado em 14/12/2015

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias