Notícias

PCDF conquista 157 medalhas para o Brasil no WPFG 2023

PCDF conquista 157 medalhas para o Brasil no WPFG 2023

O World Police and Fire Games (WPFG) 2023 chegou ao fim e a Polícia Civil do Distrito Federal bateu o seu recorde em número de medalhas conquistadas na competição. Neste ano, os atletas que representaram a instituição trouxeram para casa 157 medalhas, sendo elas, 54 de ouro, 57 de prata e 46 de bronze. A competição se encerrou no último dia 06 de agosto, em Winnipeg, no Canadá.

No atletismo, modalidade em que foram campeões em 26 provas, a Associação dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Adepol-DF) foi muito bem representada pela Delegada da PCDF, Margarete Pessanha, que conquistou 9 medalhas de ouro e 1 de prata. “Participei do WPFG 2022, na Holanda e continuei treinando para participar do WPFG 2023, em Winnipeg, Canadá. Eu treino com o Professor Evaristo, o qual me preparou para participar das provas de campo e pista. Assim, esse ano, eu conquistei o primeiro lugar com medalha de ouro, nas seguintes provas: 100m, 200m, 400m, arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de martelo, revezamento misto 4x400m, revezamento 4x100m feminino, 4x400m feminino e segundo lugar, com medalha de prata, no lançamento de dardo. Eu estou radiante e ansiosa para mais Mundiais”, afirma a Delegada.

Este é o segundo maior evento esportivo do mundo em número de atletas e acontece a cada dois anos. Desde 2011, a Polícia Civil do DF envia uma delegação de atletas para a disputa. Em 2022, o Brasil ocupou o 4º ranking geral de medalhas no mundo e a Polícia Civil do DF foi o destaque brasileiro, com 97 medalhas.

Ao todo 17 Delegados da PCDF participaram da competição nas mais diversas modalidades, como Atletismo, Basquete, Futebol e Vôlei. Na prova de revezamento misto, o Presidente da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF), Amarildo Fernandes, a Delegada de Polícia Civil da PCDF, Márcia Margareth, a Diretora do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), Dênia Coelho e o Agente de Polícia, Domingos Santana, garantiram o primeiro lugar no pódio na prova de revezamento misto 4x400 metros, na categoria a partir de 50 anos.

Durante a disputa, o Presidente da Adepol, Amarildo Fernandes, garantiu ainda o primeiro lugar na prova de 100m, batendo o recorde mundial da competição, com o tempo de 12.51s. “Eu participo dos jogos mundiais desde 2011 e esta é a minha sétima edição. Sempre pratiquei atividade física, até então no futebol, mas desde 2013 passei a me dedicar ao Atletismo. Sou uma pessoa com bastante disciplina, então treinar teria que me dar um objetivo, como tenho o WPFG como referência, treino com foco nas competições. Há 20 dias da competição, tive uma lesão séria, precisei de fisioterapia e me esforcei para me recuperar a tempo. Mas, o resultado veio”, afirma.

O Presidente da Adepol-DF, Amarildo Fernandes, conquistou ainda outros quatro títulos em outras modalidades. Além do primeiro lugar no pódio nas provas de 100 metros, com recorde, garantiu a medalha de ouro nas provas de 200 metros, revezamento 4x100 metros, revezamento 4x400 metros e revezamento misto 4x400 metros. A Adepol conta com um profissional para o treino dos Delegados, e por parceria, oferece os treinos também aos Agentes de Polícia da PCDF, com foco em competições. “Ter um treinador faz muita diferença e isso se comprova nos bons resultados que temos tido em cima da preparação feita pelo professor Evaristo, que é um técnico muito preparado”, complementa.

Neste ano, os atletas puderam contar também com o auxílio da Direção-Geral da Polícia Civil do DF, que por meio da dispensa de ponto permitiu que os Delegados, Agentes de Polícia e demais carreiras da PCDF, tivessem mais facilidade para se dedicar aos treinos. Além do auxílio do Governo do Distrito Federal e da Câmara Legislativa do DF, através do Presidente Wellington Luís e Dra Jane Klebia, que viabilizaram recursos para que a Delegação participasse da competição com o maior número de atletas.

“Para a próxima edição, no Alabama, em 2025, nós temos a expectativa de ter ainda mais estrutura para participar do Mundial. Graças à Direção da Polícia Civil com a iniciativa do Presidente da CLDF, Wellington Luiz (MDB), o World Police And Fire Games agora está inserido no calendário oficial do DF, possibilitando o direcionamento de verbas para o investimento no esporte na preparação dos atletas”, destaca Amarildo. A Polícia Civil do Distrito Federal, neste ano, divulgou um edital para convocação dos atletas para os jogos mundiais, aberto a todas as carreiras da Instituição.

Agora, a Delegação de Atletas Policiais Civis do DF retornam para casa com orgulho e com a certeza de que deram tudo de si na competição. Nossos atletas representaram com muita competência o Brasil e a Polícia Civil do DF no esporte olímpico. A próxima edição do World Police and Fire Games, acontece entre os dias 27 de junho e 06 de julho de 2025, no estado do Alabama, Estados Unidos. Todas as informações estão disponíveis no site oficial do evento: https://bhm2025.com

Publicado em 11/08/2023

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias