O trabalho desenvolvido pelo Núcleo Especial Criminal – NECRIM – foi discutido durante palestra realizada para os Delegados de Polícia do DF no auditório da Direção Geral da PCDF. Ministrada pelo Delegado de Polícia de São Paulo, Cloves Rodrigues, a palestra, seguida de debate, passou por todos os pontos que serão apresentados em audiência pública na próxima terça-feira, 15/07, na Câmara dos Deputados.
Durante apresentação das ideias e propostas, o público ficou atento a todos os detalhes, e quando aberto momento de perguntas, várias dúvidas puderam ser esclarecidas, o que permitiu ótimos resultados. “Tenho grande expectativa na aprovação do projeto pelos representantes do povo. Aqui em Brasília a receptividade dos colegas Delegados de Polícia não poderia ter sido melhor. Eles reconhecem o novo momento da Polícia Civil, onde o Delegado de Polícia deixa de ser coadjuvante e passa a ser protagonista de um processo de pacificação social”, afirmou após palestra o Delegado Cloves Rodrigues.
Para o Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF, Benito Tiezzi, a palestra foi extremamente eficaz. “O interesse demonstrado pelos colegas aponta que o perfil do Delegado de Polícia do DF é aquele que tem preocupação com cidadão. Nós somos servidores do público e esse trabalho que galgaremos é a favor da sociedade. Nossa missão na próxima terça-feira é estarmos presentes na audiência pública para dar mais força ao projeto que é de total interesse para o povo brasileiro”, complementou Tiezzi.
NECRIM: Pertence à Polícia Civil do Estado de São Paulo e visa desafogar do Judiciário os processos de menor potencial, promovendo a celeridade, a pacificação e organização da sociedade. A primeira experiência do Necrim ocorreu na cidade de Ribeirão Corrente, na região de Ribeirão Preto, por iniciativa do Delegado de Polícia Cloves Rodrigues, em meados do ano de 2003. Ganhou força a partir de 2009/2010, sobretudo na região de Bauru (SP).
AUDIÊNCIA PÚBLICA: Marcada para terça-feira (15) a audiência pública da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania para discutir a proposta (PL 1028/11) que autoriza os Delegados de Polícia a promover audiência de conciliação entre as partes envolvidas em um crime de menor potencial ofensivo, antes de encaminhar o inquérito ao Ministério Público.
Publicado em 14/12/2015