Nota à IMPRENSA ADPF
Os Delegados da Polícia Federal receberam com extrema preocupação a notícia da iminente saída do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em razões de pressões políticas para que controle os trabalhos da Polícia Federal. Os Delegados Federais reiteram que defenderão a independência funcional para a livre condução da investigação criminal e adotarão todas as medidas para preservar a pouca, mas importante, autonomia que a instituição Polícia Federal conquistou.
Nesse cenário de grandes incertezas, se torna urgente a inserção da autonomia funcional e financeira da PF no texto constitucional. A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal permanece compromissada em fortalecer a Polícia Federal como uma polícia de Estado, técnica e autônoma, livre de pressões externas ou de orientações político-partidárias.
Contamos com o apoio do povo brasileiro para defender a Polícia Federal.
Nota à IMPRENSA ADEPOL / SINDEPO
A Associação e o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF ratificam a nota emitida pela ADPF e afirmam que os Delegados de Polícia do Distrito Federal entendem que independência funcional para a livre condução da investigação criminal e a autonomia das Polícias Judiciárias, são condições essenciais para a manutenção do estado de direito e efetivo meio de preservação de uma sociedade livre e democrática.
O fortalecimento das polícias judiciárias como polícias de Estado, livres de pressões externas ou de orientações político-partidárias é um necessário avanço para o sistema de justiça criminal como um todo, além de se revelar uma enorme conquista para a população brasileira.
Publicado em 31/03/2016