Notícias

Em AGE, sindicalizados do Sindepo aderem ao movimento de desmarcação do serviço voluntário de fevereiro da Polícia Civil

A Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo/DF) aconteceu nesta segunda-feira (10/01) e deliberou, por unanimidade entre os colegas presentes, a não marcação e desmarcação do Serviço Voluntário Gratificado (SVG) dos Delegados de Polícia do DF para o mês de fevereiro.

 

O quórum optou por se unir ao que foi decidido durante a Assembleia do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), que ocorreu no último dia 3, em demonstração de apoio e união da categoria.

 

O Diretor-Geral da PCDF, Dr. Robson Cândido, e o Diretor-Adjunto da PCDF, Dr. Benito Tiezzi, estiveram presentes no início da Assembleia, para reforçar essa união. Na oportunidade, o DG informou aos sindicalizados que um projeto de lei prevendo o aumento do valor do auxílio-alimentação da categoria foi encaminhada pelo GDF à Câmara Legislativa, que o Governador determinou ao presidente do Inas-DF que fizesse uma minuta de lei que autorize a concessão do plano aos policiais e que a proposta de reajuste salarial seria apresentada em breve.

Em 1º de janeiro de 2022, a Lei Complementar nº 173/2020, que instituía uma espécie de "regime fiscal provisório" para enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, se tornou obsoleta, o que possibilitou que a proposta fosse encaminhada. “Eu tenho certeza que, tão logo chegue na Câmara Distrital, iremos conseguir aprovar em tempo recorde”, avalia o DG.

O DG sinalizou que irá se reunir com o Secretário de Economia do DF, Dr. José Itamar Feitosa, nesta terça-feira (11), para solicitar que o levantamento do valor disponível para o reajuste das Forças de Segurança do DF seja priorizado, de modo que uma proposta efetiva possa ser apresentada ao Governador do DF, Ibaneis Rocha, assim que a autoridade retornar à Brasília, no próximo dia 22.

Com os limitadores da Lei de Responsabilidade Fiscal, que proíbe o aumento da despesa de pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do Poder, e da Lei Eleitoral, que também prevê vedações durante esse período, o cumprimento da promessa de campanha de Ibaneis, que previa o reajuste salarial da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil, fica ainda mais acirrado.

Sampaio avalia que é tempo de união entre as categorias e, principalmente, entre os Delegados de Polícia do DF, cabeças da melhor Polícia do Brasil, cujo salário não chega próximo ao mérito conquistado com muita luta e sacrifício.

Outras pautas

Os sindicalizados deliberaram ainda para que fosse feita uma proposta de paridade salarial e consignada em ata. O presidente do Sindepo afirmou que será feito um ofício e encaminhado para as autoridades das esferas Distrital e Federal.

Também foi votado pela maioria que uma parte do fundo orçamentário do Sindepo, até 30 mil, fosse dispendido para gastos em publicidade, de forma a mostrar à sociedade a grande defasagem nos salários da Polícia Civil do Distrito Federal, servidores da capital do país atualmente vistos como os primos pobres das Polícias Civis de outras regiões do Brasil.

Publicado em 11/01/2022

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias