Notícias

Em AGE, Delegados aderem à operação PCDF Legal deflagrada pela categoria dos Policiais Civis

A Assembleia Extraordinária do Sindicato dos Delegados de Polícia do Distrito Federal (Sindepo/DF) aconteceu nesta quinta-feira (03/02) e deliberou, por maioria de votos, pela aderência constitucional à operação PCDF Legal, deflagrada após a Assembleia do Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol-DF), na última segunda-feira (31/01).

Dessa forma, durante a operação, os servidores só devem executar ações de diligência, prisões e apreensões caso seja observado o número mínimo de policiais civis que a atividade exige e somente em condições totais de segurança.

A intenção dos Delegados é demonstrar apoio e união aos Policiais Civis e Forças de Segurança na luta pelo recomposição salarial.

Ao mesmo tempo em que a Polícia Civil de Brasília é tida como a melhor e mais eficiente a nível nacional, os delegados da PCDF ocupam, hoje, uma das piores colocações no ranking salarial da categoria no país.
O presidente do Sindepo/DF, Rafael Sampaio, frisou que o diálogo com o GDF tem demonstrado avanços, mas a categoria ainda espera uma resposta quanto a percentual, tendo em vista que as Leis de Responsabilidade Fiscal e Eleitoral proíbem o aumento da despesa de pessoal expedido nos 180 dias anteriores ao final do mandato do titular do Poder.

A segunda pauta deliberada pelos presentes tratou sobre o Serviço Voluntário Gratificado (SVG) para o mês de março que, por hora, ficará permitido à categoria a marcação. A decisão, entretanto, será reavaliada em uma nova AGE, antes do carnaval, caso a categoria não receba nenhuma resposta do Governo.

A não marcação do SVG para o mês de fevereiro, que continua valendo, ocasionou o deslocamento de agentes de atividades especiais para suprir escalas de plantões, o que tem afetado serviços essenciais à população. “Temos um mês para tratar com o governo e o sentimento é de que as portas estão abertas e uma proposta será feita à categoria nesse período”, avaliou o presidente do Sindepo.

Outras pautas

Sindicalizado ao Sindepo, o Delegado-Geral da PCDF, Robson Cândido esteve presente na AGE e sinalizou que as legislações que alteram as condições do INAS serão sancionadas na semana que vem e que em até 20 dias o modelo já deve estar traçado.

Os projetos que autorizam a majoração do auxílio-alimentação e a criação do auxílio-uniforme foram encaminhados à CLDF.

Publicado em 04/02/2022

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias