Na noite desta quarta-feira (08), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, a Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, participou da cerimônia de posse da Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, Mônica de Mesquita Miranda.
Esta é a primeira vez na história do Corpo de Bombeiros do Brasil em que uma mulher assume o cargo máximo da corporação e utiliza o uniforme feito para esta ocasião, após 167 anos da existência da Instituição. Mônica de Mesquita é a 37º Comandante-Geral da corporação e assume no lugar do coronel Alan Alexandre Araújo.
Na ocasião, a Presidente da Associação Nacional das Mulheres Policiais do Brasil (Ampol), Creusa Camelier, e a vice-presidente da Ampol e também presidente do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara, fizeram a entrega de um buquê de rosas à Comandante-Geral, Mônica de Mesquita, representando todas as mulheres Policiais do Brasil.
A solenidade foi na sede da Academia de Bombeiros em Brasília e contou com a presença de parlamentares federais e distritais, do Secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, e do ex-interventor do DF e Secretário Executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Cappelli.
Publicado em 10/03/2023