Representantes do Governo do DF, das entidades sindicais e do governo federal reuniram-se pela primeira vez para tratar do pedido de reajuste salarial das forças de segurança do DF, nessa quarta-feira (26/2).
Entenda
Na ocasião, foi instalado o fórum de negociação sobre o tema, no Ministério da Gestão e Inovação (MGI). O secretário de Economia do DF, Ney Ferraz Júnior, apresentou ao secretário de Relações de Trabalho do MGI, José Lopez Feijóo, a proposta do GDF para equiparação salarial da Polícia Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar do DF com a Polícia Federal.
As forças de segurança da capital do país são custeadas com recursos da União, por meio do Fundo Constitucional do DF. Por isso, qualquer alteração remuneratória precisa ser proposta pelo Palácio do Planalto ao Congresso.
Veja como ficará salário de policiais e bombeiros do DF com reajuste, se aprovado
Segundo o GDF, o Fundo Constitucional tem recurso suficiente para bancar o reajuste proposto agora. Ou seja, não seria preciso aporte do governo federal.
O GDF propõe que o aumento salarial dos policiais e bombeiros seja pago em duas parcelas: em setembro de 2025 e em maio de 2026. Nesse cenário, o salário líquido de delegado de classe especial e de coronel – os cargos mais altos das corporações – sairá dos atuais R$ 19,5 mil para R$ 26 mil. De acordo com dados obtidos pelo Metrópoles, o aumento chega a 37,9%, dependendo do cargo.
O presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Distrito Federal (Sinpol-DF), Enoque Venancio de Freitas, disse que confia em andamento “célere” do pedido de recomposição. “O governo Lula sempre demonstrou sensibilidade às demandas da nossa categoria, e acreditamos que este fórum será o caminho para restabelecer a simetria salarial com a Polícia Federal, garantindo a devida valorização da PCDF”, afirmou.
A presidente do Sindicato dos Delegados da Polícia Civil (Sindepo-DF), Cláudia Alcântara, também comentou a reunião com o ministério. “Estamos esperançosos que o governo federal reconheça em breve a nossa simetria salarial com a PF”, declarou.
Publicado em 28/02/2025