As Diretorias do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal (Sindepo-DF) e da Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol-DF) participaram, na tarde desta terça-feira (28), da Solenidade em que a Governadora em Exercício do DF, Celina Leão (PP-DF), anunciou o envio da mensagem solicitando ao Governo Federal a recomposição salarial para a Polícia Civil do DF.
Os Delegados da PCDF estão há 12 anos sem receber qualquer reajuste salarial. A nova proposta aproxima a Polícia Civil do DF a retomar a paridade salarial com as demais Polícias Judiciárias da União. “Este é um momento muito importante para nós. Embora a Governadora esteja fazendo o encaminhamento da mensagem, quero informar aos nossos colegas Delegados que nós temos consciência de que estamos buscando a nossa recomposição salarial equiparada à Polícia Federal. Nós continuamos em busca deste objetivo, estamos atentos a esta situação. Quero que saibam que o Sindepo continuará atuando junto à área federal para que a Medida Provisória seja publicada e o aumento saia efetivamente para os Delegados e Policiais da PCDF”, explicou a Presidente do Sindepo, Cláudia Alcântara.
A Governadora em Exercício do DF, Celina Leão (PP-DF), em seu discurso, lamentou que o reajuste não tenha sido aprovado em 2022 e reconheceu a importância do trabalho das forças policiais para o DF. “Nós não podemos falar que temos a melhor Polícia do Brasil com o pior salário do país, nós não podemos falar isso. A Polícia fica muitas vezes desmotivada e eu não tenho dúvida da minha responsabilidade como Governadora interina, de dar aquilo que é necessário, esse reajuste tão esperado pelas nossas forças de segurança”, afirmou Celina.
O Presidente da Câmara Legislativa do DF, Wellington Luiz (MDB-DF), que também é Policial Civil, ressaltou que este é um momento de grande importância para a PCDF. “Nós somos a melhor força de Segurança Pública do Brasil. Somos reconhecidos, mas não somos valorizados e agora estamos sendo. O que está acontecendo hoje, após 10 anos, é histórico. Isso é o mínimo que podemos fazer pelos companheiros que colocam suas vidas em risco todos os dias para proteger a sociedade”, declarou Wellington.
Atualmente, os salários dos Policiais Civis do DF são pagos pela União, por meio do Fundo Constitucional do DF. Para que ocorra o aumento, é necessária a aprovação do Congresso Nacional e da Presidência da República. A solenidade aconteceu no Palácio do Buriti e reuniu, além das Diretorias das Entidades das PCDF, diversas autoridades do Distrito Federal e também do Governo Federal.
Publicado em 01/03/2023