Nos dias 10 e 11 de agosto, o Centro Integrado de Educação Física (CIEF) foi palco de uma emocionante competição que selou o destino de jovens talentos no atletismo. Nayane Xavier, uma promissora atleta de 17 anos, brilhou na seletiva para os Jogos Escolares Brasileiros (JEBs) em João Pessoa 2024, conquistando o primeiro lugar nas provas de 200 e 400 metros rasos.
Com essa vitória, Nayane garantiu sua vaga para os JEBs, um dos maiores eventos esportivos escolares do país, que reúne jovens atletas de diversas modalidades. A classificação de Nayane não foi uma surpresa para aqueles que acompanham sua trajetória, já que ela vem se destacando em competições regionais e nacionais, mesmo competindo contra adversárias mais experientes.
O treinador de Nayane, Manuel Evaristo, comentou sobre a preparação da atleta para a competição: "Nós não desaceleramos o treino, que ela estava treinando para ir para o campeonato sub-23, a gente viaja quarta-feira. Treinamos normal na sexta-feira, que a gente sabia que não precisava descansar, porque ela está em outro nível, né? É tanto que ela tem a idade de ir para os jebos e está indo para o sub-23, que são atletas até 22 anos. Mas a nossa preparação mesmo é para o campeonato brasileiro sub-18, que dá uma vaga para o sul-americano, que vai ser agora em setembro. Mas nós vamos viajar agora, quarta-feira também para São Paulo. Esse final de semana que vem, ela vai correr lá o 200 e 400, mas é na categoria sub-23, mesmo tendo 17 anos, ela já está competindo com as atletas adultas", conta.
Apesar da alta carga de treinamentos e da participação em competições de alto nível, Nayane demonstrou uma confiança inabalável na seletiva para os JEBs. "A competição foi boa, até que não fiquei preocupada com a seletiva, só fui pra pegar minha vaga mesmo", afirmou a jovem atleta, mostrando sua determinação e foco nos objetivos maiores que tem pela frente.
Publicado em 14/08/2024