O agente de polícia Adelmo Jerônimo Silva, de 53 anos, está representando o Brasil no Mundial Masters de Atletismo, que acontece na Suécia. Competindo na faixa etária de 50 a 54 anos, Adelmo participa de três provas: arremesso de peso, lançamento de disco e lançamento de martelo.
Adelmo não é novato em competições internacionais. Ele conquistou a medalha de ouro no lançamento de disco durante o Campeonato Brasileiro realizado em Recife, em outubro de 2023. Apesar do excelente desempenho em competições nacionais, ele reconhece que o nível do Mundial Masters é muito mais alto. "Os atletas aqui têm muito mais incentivo, principalmente nessas modalidades do atletismo. Materiais, treinadores e custeio para viagens", comenta.
Com mais de 8.400 atletas de 109 nações diferentes, o Mundial Masters reúne competidores em faixas etárias que vão de 35 a 100 anos. É um evento que celebra o espírito esportivo independentemente da idade, e Adelmo é um exemplo vivo disso.
Embora sempre tenha sido um entusiasta do esporte, jogando futebol e vôlei de forma amadora na juventude, foi apenas após os 50 anos que Adelmo decidiu se dedicar ao atletismo. A decisão veio após ser diagnosticado com condropatia nos joelhos e diabetes. "Resolvi reverter a situação com dieta e prática esportiva, por recomendação médica", explica. Foi com o apoio da Associação dos Delegados de Polícia (ADEPOL) que ele iniciou sua jornada no atletismo, conciliando os treinos com seu trabalho como agente de polícia, atualmente cedido à Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSPDF).
Adelmo é um exemplo e demonstra que nunca é tarde para investir em novos desafios e se superar. Agora, ele carrega consigo a responsabilidade e o orgulho de representar o Brasil em uma competição de nível mundial, com dedicação e o esforço que podem abrir portas para grandes conquistas, independentemente da idade.
Publicado em 15/08/2024