Notícias

25 de julho: Sindepo-DF comemora 34 anos de sua criação

Nesta terça-feira (25), o Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Distrito Federal comemora 34 anos de sua criação. Responsável por reivindicar os pleitos da categoria dos Delegados de Polícia diante das instituições públicas e de todo o Governo.

Instaurado em 1989, o Sindicato tem como finalidade representar legalmente os interesses coletivos e individuais de seus sindicalizados, defendendo seus direitos e prerrogativas. O Sindicato é a voz de cada um de seus afiliados, ele representa a vontade da maioria dos Delegados. É uma Entidade que está à disposição para representá-los em questões judiciais e administrativas.

“O Sindepo-DF trabalha em busca do reconhecimento profissional de seus afiliados e pela valorização da categoria. O Sindicato é importante para os Delegados de Polícia Civil do DF, porque enquanto exercem as suas funções profissionais, o Sindepo-DF está trabalhando e pensando em como melhor representá-los para conseguir atingir as reivindicações de seus afiliados, o que é feito administrativamente, judicialmente e junto ao Governo local e Federal. O Sindicato é a voz do Delegado de Polícia”, afirma a Presidente do Sindepo-DF, Cláudia Alcântara.

Um Sindicato forte significa uma categoria valorizada e bem remunerada. Em 2023, a Diretoria do Sindepo-DF lutou incansavelmente e obteve êxito na aprovação da Medida Provisória da recomposição salarial, cujo reajuste ficou definido para julho de 2023 e janeiro de 2024. Para nós, uma grande vitória!

"Esta foi a primeira conquista de muitas que estão por vir. Acreditamos no sucesso da nossa luta em prol da equiparação salarial entre a Polícia Civil do Distrito Federal e a Polícia Federal da União. Desde que assumimos o Sindicato, tínhamos pautas que nos foram trazidas durante o nosso período eleitoral. Atualmente, a nossa pauta mais importante é a equiparação com a Polícia Federal. Lutamos por uma legislação que defina, de uma vez por todas, a equiparação com a Polícia Federal, definindo a mesma data base e reajustes salariais na mesma proporção. Esta será a nossa maior luta daqui para frente”, destaca Alcântara.

“Tenho certeza que esta é a maior vontade da categoria e nós lutaremos para atender esta e outras reivindicações dos nossos afiliados. Buscamos por esse reconhecimento porque a PCDF e a PF nasceram do mesmo tronco e até hoje estão vinculadas ao mesmo regime jurídico, Lei 4878/65, regidas, por tanto, pela mesma legislação e ambas são Polícias Judiciárias, exercendo as mesmas atividades profissionais embora em esferas diferentes. Contudo, nossa Carta Constitucional é clara em seu dispositivo que tem a obrigação de organizar e manter a Polícia Civil do DF, além desta ser também uma obrigação da União".

Apesar desta ser a pauta prioritária, todas as demandas que chegam ao Sindepo-DF são atendidas e discutidas entre a Diretoria para definir a ordem de prioridade para a resolução das demandas. Posteriormente, durante as Assembléias-Gerais, os afiliados podem decidir como pretendem resolver as questões pautadas. Desta forma, a Entidade trabalha para garantir que todos sejam ouvidos e definam em conjunto, por meio da assembleia, quais os rumos almejados para a categoria.

Publicado em 26/07/2023

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias