Notícias

Presidente do Sindepo parabeniza Delegados de Polícia

Hoje, dia 03 dezembro, é comemorado o Dia do Delegado de Polícia. E para conhecer melhor a profissão e os avanços da carreira fizemos uma entrevista com o Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do DF, Benito Tiezzi.

Pergunta: O que representa ser Delegado de Polícia?
Benito Tiezzi: É uma profissão muito dura, porém extremamente gratificante. Além de elevado conhecimento jurídico, o exercício da profissão requer acurada formação policial, elevado grau de altruísmo, ponderação e verdadeiro apego à justiça e ao bem estar social.

Pergunta: Qual a importância do Delegado de Polícia para a sociedade?
Benito Tiezzi: O Delegado de Polícia é um verdadeiro garantidor dos direitos fundamentais do cidadão, seja ele vítima, autor ou testemunha do delito. É a autoridade que primeiro verifica a legalidade da retenção da liberdade e desencadeia o procedimento investigatório pertinente.

Pergunta: Como presidente do SINDEPO, quais ações foram feitas de maior relevância e qual é a principal luta, no momento, em favor da classe?
Benito Tiezzi: Diversas são as frentes que lutamos, mas quase todas se convergem na busca por instrumentos e prerrogativas eficazes para o exercício da nossa árdua profissão. Tudo para que possamos prestar um serviço de alta qualidade para a população, nesse duro enfrentamento da criminalidade.

Pergunta: Qual a importância da sanção do Projeto de Lei de Conversão nº 16 de 2014 (MPV 657/2014), transformado na Lei nº Lei nº 13.047 de 2 de dezembro de 2014?
Benito Tiezzi: Primeiramente, trata-se de um reconhecimento de uma situação de fato. A carreira do Delegado de Polícia exige elevado conhecimento jurídico para o seu exercício, portanto é de natureza jurídica e, da mesma forma, exige formação policial eficaz, razão pela qual também possui natureza policial. Segundo ponto, as exigências de três anos de atividade jurídica ou policial no concurso público para o cargo de Delegado de Polícia do DF, mais participação da OAB no certame, trazem duas situações relevantes: a primeira exige, além do conhecimento jurídico, experiência e maturidade profissional do concursando, elementos importantes para o cargo e bons para a sociedade. A outra dá maior transparência e segurança jurídica ao concurso, com a participação do importante organismo que é a Ordem dos Advogados do Brasil.

Pergunta: O que muda daqui para frente com a sanção deste projeto?
Benito Tiezzi: Na prática são elementos já integrantes da nossa vida profissional, mas que, quando elevados à condição de diploma legal, sem dúvida robustecem a categoria e, indiretamente, a instituição policial como um todo.

Pergunta: Qual recado deixa para os colegas Delegados de Polícia?
Benito Tiezzi: A missão que abraçamos de defesa do cidadão e realização da justiça, requer de nós muita dedicação, esforço e abnegação. O nosso reconhecimento vem daqueles que recebem nossos préstimos, cujos resultados ficam marcados em nossas mentes e corações, como vitórias individuais decorrentes da ajuda ao próximo. Fazer pelo outro é mais gratificante do que receber do próximo.

Publicado em 14/12/2015

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias