O encontro foi na tarde desta segunda-feira (09/01) para tratar sobre os atos de vandalismo que culminaram com a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes da capital do país.
Durante a reunião, representantes do Fórum das Entidades da Polícia Civil do DF, destacaram que atuarão para a definição do vínculo jurídico institucional das carreiras policiais civis, visto que esse tema, um dos mais caros para as entidades, é matéria prioritária neste momento em que a segurança pública da capital é pautada.
O Fórum das Entidades da Polícia Civil do DF é composto pelo Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo), Associação dos Delegados de Polícia Civil do DF (Adepol), Sindicato dos Policiais Civis do DF (Sinpol), Associação Brasiliense de Peritos Papiloscopistas (Asbrapp), Associação Brasiliense de Peritos em Criminalística (ABPC), Associação dos Policiais Civis Aposentados (APCAP), Associação Geral dos Servidores da Polícia Civil do DF (Agepol) e a Associação dos Agentes Policiais de Custódia da PCDF (AAPC).
É importante ressaltar que desde o mês de novembro de 2022, a Polícia Civil do DF, monitora, investiga e age rapidamente para manter a ordem e a incolumidade da população e do patrimônio público. Quem estava destramando contra o Estado Democrático de Direito foi identificado e preso.
Condutas disfarçadas de manifestações pacíficas facilitaram a prática de inúmeros atos terroristas, que terminaram em grave violação à ordem pública e depredação do patrimônio público, onde estão situados os três poderes da União.
Delegados e Policiais Civis do DF trabalham ininterruptamente nas investigações para descobrir quem são os responsáveis pelos crimes ocorridos neste domingo (08). A Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do DF (Sindepo/DF), Cláudia Alcântara, reconhece a dedicação dos Delegados e dos Policiais Civis envolvidos na operação, os quais representam praticamente a totalidade do efetivo da PCDF. Ressalta que todos os policiais Civis do DF, tão logo tomaram conhecimento das desordens que estavam sendo praticadas em Brasília, se colocaram integralmente à disposição das autoridades que comandam a PCDF, mesmo em férias ou folgas legais, para contribuir com as investigações ou proteção das instalações físicas das delegacias.
A diretoria das Entidades integradas da PCDF querem se reunir o quanto antes com o interventor Ricardo Garcia Cappelli e o Ministro da Justiça Flávio Dino, assim como o Presidente da Câmara Legislativa, Deputado Wellington Luis, com quem pretendem debater assuntos relacionados à reunião ocorrida nesta data.
Por fim, as diretorias do Sindepo e da Adepol parabenizam todos os Delegados e Policiais Civis, os quais não mediram esforços para atender a demanda da instituição Policial Civil Do DF, comportamentos esses que nos enchem de orgulho e servem de exemplo para todos os integrantes da Segurança Pública do DF, quiça, do Brasil.
Publicado em 10/01/2023