Notícias

DF começa vacinar forças de segurança: confira horários e locais

Nesta primeira etapa, Governo do DF planeja aplicar 2.310 doses entre esta segunda (5/4) e terça-feira (6/4)

A vacinação dos profissionais da segurança pública do Distrito Federal contra a Covid-19 começa nesta segunda-feira (5/4). A princípio, serão aplicadas 2.310 doses.

 Segundo o secretário de Segurança Pública do DF, delegado Júlio Danilo Ferreira, nesta fase inicial, serão imunizados os profissionais que atuam na linha de frente, por conta da maior exposição ao risco de contágio e transmissão.

Os membros das forças encarregados de resgates e atendimento pré-hospitalar e vigilância das medidas de distanciamento social também serão contemplados nesta primeira etapa. 

“A idade também foi outro fator determinante para a definição de prioridades”, afirmou. A intenção da pasta é imunizar as forças o mais rapidamente possível, conforme a chegada de novas doses do Ministério da Saúde (MS).

Nesta segunda (5/4), a vacinação será das 10h às 12h e das 13h às 17h; na terça (6/4), das 8h às 12h e das 13h às 17h.

PMDF

No caso da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), o objetivo é imunizar 770 homens e mulheres até terça-feira (6/4), na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Núcleo Bandeirante.

Na PMDF, a vacinação segue a lista nominal composta por todo o efetivo da corporação, formada por cerca de 10 mil policiais.

A lista com os 770 nomes foi dividida em quatro partes. A primeira vai do 1º nome ao 193º. A segunda contempla do 194º ao 385º. Na sequência, abrange do 386º ao 577º. E, por fim, do 578º ao 770º.

O primeiro grupo será vacinado na manhã desta segunda-feira. O segundo, na tarde do mesmo dia. O terceiro receberá o imunizante no período matutino de terça-feira. E o quarto no período vespertino do mesmo dia.

Na última semana, o Metrópoles revelou que oficiais de alta patente da Polícia Militar se vacinaram antes de 8 mil praças, com doses remanescentes, chamadas de “xepas”. Após a reportagem, o comandante-geral da PM, Julian Pontes, 47 anos, foi exonerado por determinação do governador Ibaneis Rocha (MDB). Além dele, se imunizaram o subcomandante-geral, coronel Cláudio Fernando Condi, 47; e o subcomandante operacional do 2º Comando de Policiamento Regional, tenente-coronel Eduardo Condi, 48.

Nesta segunda, porém, policiais selecionados pelas forças, a partir de critérios estabelecidos, receberão doses destinadas para este público.

Corpo de Bombeiros

Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) também planeja imunizar os 460 militares mais antigos na UBS da Cidade Estrutural, divididos entre a segunda e a terça-feira (5/4), seguindo o critério da antiguidade.

 

PCDF

A meta da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) é vacinar 370 agentes e delegados mais velhos em atividade entre esta segunda e terça-feira, na UBS do Guará, na QE 6.

Nesta segunda, os primeiros 93 receberão a 1ª dose. Na parte da tarde, serão imunizados do 94 ao 186. Já na terça-feira pela manhã serão vacinados do 187 e 282. No período vespertino, segue do 283 ao 370.

 

Polícia Federal

Nesta etapa inicial, a vacinação na Polícia Federal (PF) vai contemplar 240 profissionais, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, na QN 07, Área Especial nº 09.

Os policiais serão divididos em dois grupos. O primeiro será vacinado na segunda-feira, das 13h às 17h. O segundo na terça-feira, das 8h às 12h.

PF determinou quatro critérios para recebimento de vacina. Confira as regras:

I – policiais que fazem a escolta das vacinas;
II – servidores ou colaboradores que fazem atendimento ao público e presos em local confinado;
III – voluntários de operações fora do Distrito Federal nos anos de 2020/2021 (com número de viagens igual ou superior a 03); e
IV – idade / exposição.

 

SSP

Segundo o subsecretário de Assistência Integral à Saúde do DF, Alexandre Garcia, na segunda-feira, na UBS nº 1 do Riacho Fundo I, serão aplicadas 50 doses para servidores da Secretaria de Segurança Pública (SSP).

 

Na mesma data, na UBS nº 1 da Candangolândia, serão imunizados 70 membros da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e 120 d0 Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).

Na segunda-feira pela manhã, na UBS nº 4, no Lúcio Costa, 60 servidores da Secretaria de Justiça, vinculados ao serviço socioeducativo, serão vacinados.

Ainda no Lúcio Costa, na tarde de 5 de abril, 80 servidores da Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal (Seape-DF) receberão a imunização. Na manhã de terça-feira (6/4), na mesma UBS do Lúcio Costa, serão 30 do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

 

Detran

Segundo a assessoria do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), serão aplicadas, inicialmente, 80 doses, na terça-feira (6/4). A autarquia respeitará os critérios de idade e participação no trabalho presencial.

Serão vacinados servidores da fiscalização e do atendimento à população. O imunizante será aplicado na UBS nº 4, no Lúcio Costa. A princípio, a vacinação será no período vespertino.

 

Secretaria de Justiça

Os servidores do sistema socioeducativo também estão incluídos nesta etapa da vacinação. A princípio, serão 60 integrantes da carreira, que serão vacinados no posto da Secretaria de Saúde localizado no Lúcio Costa na manhã desta segunda-feira (5/4).

 

Planejamento

Segundo o Governo do Distrito Federal (GDF), a organização e os postos para aplicação das doses foram definidos de acordo com o plano interno de cada órgão, levando em conta critérios como idade e maior exposição ao risco de contágio e transmissão.

O planejamento foi elaborado em reuniões entre a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF), Secretaria de Saúde e representantes das corporações.

A pasta da Segurança e a PF enviaram para a Secretaria de Saúde os nomes e Cadastros de Pessoas Físicas (CPFs) dos profissionais que serão contemplados nesta etapa.

Veja os critérios gerais para a ordem de vacinação, segundo a Secretaria de Segurança Pública:

Trabalhadores envolvidos no atendimento e/ou transporte de pacientes;

Trabalhadores envolvidos em resgates e atendimento pré-hospitalar;

Trabalhadores envolvidos diretamente nas ações de vacinação contra a Covid-19; e

Trabalhadores envolvidos nas ações de vigilância das medidas de distanciamento social, com contato direto e constante com o público independentemente da categoria.

O planejamento para a distribuição das doses seguiu os princípios da Coordenação-Geral do Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde (MS), estabelecidos na Nota Técnica nº 297, de 2021.

FONTE: METRÓPOLES

Publicado em 06/04/2021

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias