Notícias

Covid-19: GDF volta atrás e inclui policiais e professores na lista de vacinação prioritária

Após retirar as categorias da 1ª fase de imunização contra a Covid-19, seguindo o Ministério da Saúde, governo local reconsiderou a decisão

Após forte pressão de policiais e professores, o governador Ibaneis Rocha (MDB) decidiu que não vai seguir orientação do Ministério da Saúde sobre a exclusão dos profissionais da lista prioritária na vacinação de Covid-19. A Secretaria de Saúde havia anunciado, na quarta-feira (13/1), que as categorias estavam fora da primeira fase de imunização.

No entanto, em reunião realizada com o secretário Osnei Okumoto, no fim da manhã desta sexta-feira (15/1), o chefe do Executivo local disse que vai seguir o plano do ministério em todos os outros quesitos. Porém, manterá policiais civis e militares, bombeiros e professores na lista de prioridades, por eles estarem na linha de frente do combate à Covid-19.

Após receber a informação, o Sindicato dos Delegados de Polícia do DF (Sindepo) divulgou nota sobre a decisão do governador: “Os Delegados de Polícia do DF receberam com grande satisfação a informação de que o governador Ibaneis Rocha determinou à SES/DF a reinserção dos profissionais da segurança pública nos grupos prioritários de vacinação”, disse.

Nesta sexta-feira, o Metrópoles publicou uma série de protestos de Sindicatos e associações de policiais civis, militares e bombeiros e de professores repudiando a exclusão das categorias do grupo prioritário de vacinação contra a Covid-19. Eles discordam da decisão da Secretaria de Saúde (SES-DF) em mudar o Plano Estratégico e Operacional da Vacinação no Distrito Federal.

No total, os 78.275 trabalhadores dessas categorias ficariam de fora das primeiras vacinas. “Queremos o retorno das aulas presenciais, mas com toda segurança, testagem e vacinação dos profissionais da educação”, afirmou o diretor do Sindicato dos Professores (Sinpro-DF), Samuel Fernandes, ao Metrópoles.

Veja vídeo:

Publicado em 15/01/2021

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias