PCDF implanta Núcleo de Polícia Judiciária Restaurativa

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) realizou, nesta sexta-feira (6), solenidade para celebrar a implantação do primeiro Núcleo de Polícia Judiciária Restaurativa da corporação. O evento aconteceu no auditório da sede da PCDF e contou com a presença de policiais civis, delegados de polícia e representantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT).

O Núcleo de Polícia Judiciária Restaurativa surgiu a partir de um projeto piloto, desenvolvido e instaurado em Planaltina, nas dependências da 31ª Delegacia de Polícia, onde o objetivo maior é buscar a composição entre a vítima e ofensor, nos crimes de pequeno potencial ofensivo.

No local, policiais civis, treinados pelo TJDFT, fazem a composição entre as partes. O resultado da negociação é enviado ao juiz para a homologação, junto com o Termo Circunstanciado confeccionado na delegacia.

O acordo passa, então, a valer como título executivo judicial e serve de renúncia ao direito de representação ou de queixa.
A Justiça restaurativa é uma forma alternativa de resolução de conflitos, onde o agente estatal visa mediar, conciliar ou intermediar as diferenças entre as partes.

O evento contou com a presença do diretor-geral adjunto da PCDF, Cícero Jairo; do o 2º vice-presidente do TJDFT, desembargador JJ Costa Carvalho; do corregedor-geral da PCDF, Emilson Pereira Lins; do juiz de direito Luís Martius Holanda Bezerra; além dos diretores de departamento, coordenadores, delegados-chefes e chefes de várias unidades da PCDF.

Divisão de Comunicação/DGPC

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias