PCDF deflagra Operação Magister contra fraude em concurso público

A Polícia Civil do DF, por intermédio da Coordenação de Combate ao Crime Organizado, ao Crime contra a Administração Pública e Contra a Ordem Tributária – Cecor, deflagrou, nesta quarta-feira (28), a Operação Magister para prender suspeitos de fraude no concurso público da Secretaria de Educação do DF.

A operação recebeu o nome de Magister, mestre em Latim, pois apurou fraude no concurso público da Secretaria de Educação para os cargos de professor e apoio administrativo.

Desde as primeiras horas desta manhã, os policiais civis cumpriram nove mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão, expedidos pela Vara Criminal e Tribunal do Júri de Águas Claras. Entre os suspeitos, há seis professores da rede pública de ensino, nomeados no último concurso.

A Operação Magister corresponde à terceira fase da Operação Panoptes, voltada a desarticular grupos criminosos que se dedicam a fraudar concursos públicos. As ações visam, ainda, à execução de medidas judiciais contra os candidatos que compraram vagas em concursos públicos do DF.

Nas duas primeiras fases, foram presas 12 pessoas suspeitas de integrar uma organização criminosa responsável pelo aliciamento de candidatos para a realização da fraude. Entre os presos estava o líder do grupo, assim como o segundo na cadeia de comando da fraude, e um ex-funcionário da Cebraspe – antigo Cespe –, responsável por executar a fraude dentro da banca examinadora.

Conforme investigado, todos os três participaram diretamente da fraude ao concurso da Secretaria de Educação do Distrito Federal e foram indiciados no inquérito policial que apura o crime. Eles não foram alvo da operação de hoje porque já estão presos preventivamente.

Divisão de Comunicação/DGPC

 

SINDEPO/DF

SCES Trecho 2, Lote 25
Dentro do Clube da ADEPOL
CEP: 70.200-002
Funcionamento: Segunda à Sexta das 9 às 18h

ADEPOL/DF

SAIS Lote 02, Bloco “D”
Departamento de Polícia Especializada/DPE
CEP: 70.619-970
Funcionamento: Diariamente das 9 às 18h

Siga-nos

Site7Dias